5 Praias Imperdíveis no Rio de Janeiro
Dicas para quem gosta de praia, mas ainda não teve a oportunidade de visitar o Rio de Janeiro.
Quando alguém pensa no Brasil, as praias do Rio de Janeiro são muito provavelmente a primeira imagem que vem à mente. A cidade brasileira mais famosa do mundo é conhecida pelo monumental Cristo Redentor, pelo icônico Estádio do Maracanã, e pelo moderno Museu do Amanhã—mas, acima de tudo, pelas suas praias magníficas.
Se está a pensar em viajar até ao Rio de Janeiro, não pode perder a oportunidade de ficar a conhecer algumas das praias mais populares do planeta! Neste pequeno artigo, reunimos as cinco mais imperdíveis para o ajudar a planear a sua próxima aventura na América do Sul.
Mas primeiro…
Fazer Praia no Brasil: Cuidados Importantes
Ir à praia não é propriamente perigoso, mas existem alguns cuidados básicos que o podem ajudar a evitar acidentes, queimaduras, e roubos enquanto apanha sol no Rio de Janeiro. Estas são as nossas principais recomendações:
- Use protetor solar: Mesmo que esteja habituado ao sol quente do Brasil, compre um protetor solar de qualidade e com um fator de proteção adequado para evitar queimaduras.
- Beba água: Manter-se hidratado é tão importante como proteger a sua pele, por isso não se esqueça de levar água para a praia consigo. Alternativamente, pode sempre comprar uma refrescante água de coco!
- Proteja os seus pertences: Se tiver malas ou objetos de valor consigo, não os leve para a praia! Para evitar roubos ou acidentes, deixe os seus pertences num depósito de bagagem próximo de si.
- Evite as horas de maior calor: Se o sol estiver mesmo quente, usar protetor solar pode não ser suficiente. Para proteger a sua pele e ter uma experiência mais confortável nas praias do Rio, seja cuidadoso durante as horas de pico solar, normalmente entre as 10:00 e as 16:00.
- Respeite o oceano: Não nade demasiado longe da costa, não se aventure na água em caso de bandeira vermelha, e esteja atento a todas as instruções de segurança disponíveis.
Agora que já sabe como se proteger quando vai à praia, está na altura de ficar a conhecer as cinco praias mais inesquecíveis do Rio de Janeiro:
1. Copacabana
Com mais de 140.000 habitantes e de 80 hotéis pejados de turistas, o bairro de Copacabana é possivelmente o bairro mais famoso do Brasil. É uma zona de classe alta, frequentada maioritariamente por brasileiros endinheirados (na sua maioria, envelhecidos) e turistas estrangeiros. Crucialmente, também serve como porta de entrada para a icónica praia de Copacabana.
Lembra-se de ver novelas antigas ou filmes brasileiros dos anos 70 em que as personagens vão à praia? Muitas vezes, elas encontram-se precisamente na praia de Copacabana! Ainda que esta não seja a melhor praia do Rio de Janeiro no que toca a conforto, facilidade de acesso, ou mesmo beleza natural, Copacabana é tão simbólica que evitá-la seria praticamente um crime.
Sabia que: O famoso calçadão da praia de Copacabana é inspirado pela calçada utilizada nas ruas de Lisboa.
2. Barra da Tijuca
A praia da Barra da Tijuca é uma espécie de mistério. Apesar de se encontrar bem no centro do movimentado Bairro da Tijuca, conserva um encanto natural muito raro noutras praias de cidade. Uma grande porção da praia é mesmo uma região de preservação ambiental, sem acessos pedestres para além da caraterística areia branca e fina.
A Barra da Tijuca é uma praia capaz de agradar a todos. Os mais velhos visitam-na pelo sossego e beleza natural, os locais pelo acesso rápido à cidade, e os mais atléticos pelas condições naturais, favoráveis à prática de desportos radicais. Devido às suas ondas tubulares, a praia da Barra da Tijuca é uma das praias favoritas dos surfistas do Rio.
Sabia que: A praia da Barra da Tijuca é a maior praia do Rio de Janeiro, com 18 quilómetros de comprimento.
3. Praia Vermelha
Existem muitas razões para ir à praia. Alguns fazem-no para “trabalhar para o bronze,” outros para relaxar, e outros para socializar. Localizada entre dois polos universitários e uma escola de guerra naval (!), a Praia Vermelha, na Urca, é ideal para conhecer pessoas e fazer amigos (especialmente em idades mais jovens).
Encaixada entre duas montanhas imponentes, a Praia Vermelha é relativamente pequena e pode ficar um pouco cheia nos dias mais quentes do ano. Contudo, garante condições incríveis não só para apanhar sol (as montanhas adjacentes bloqueiam o vento) como para nadar (a água costuma estar muito calma).
Sabia que: O Forte da Praia Vermelha era um célebre edifício militar construído no meio do areal da Praia Vermelha para defender a cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, foi removido.
4. Ipanema
A praia de Ipanema é um dos melhores sítios do Rio de Janeiro para ver o pôr do sol. Mas é muito mais do que isso: também é uma das melhores praias da cidade para bronzear e praticar desporto. Devido ao seu apelo turístico e constante movimento, a praia do Ipanema também é palco de diversas atividades culturais, incluindo concertos de bossa nova ao vivo onde é possível ouvir a célebre canção “Garota de Ipanema.”
Se for fã de desportos como o surf ou o “brasileiro” futevólei, terá certamente oportunidade de ver algumas pessoas a praticá-los na praia de Ipanema. Caso visite o Rio de Janeiro durante o Ano Novo, aproveite também para participar nas celebrações de réveillon que acontecem na praia todos os anos.
Sabia que: A canção “Garota de Ipanema,” de Tom Jobim (música) e Vinicius de Moraes (letra), é a segunda canção com mais covers de sempre, apenas atrás de “Yesterday,” dos Beatles.
5. Joatinga
As praias do Rio de Janeiro são normalmente muito confortáveis, movimentadas, e acessíveis, mas a praia de Joatinga é diferente. Relativamente pequena e inacessível em dias de maré alta (o areal fica coberto pelo oceano), esta praia é perfeita para todos os turistas que procurem uma experiência mais tranquila no Rio.
A praia de Joatinga fica no bairro do Joá, na zona mais ocidental do Rio de Janeiro.
Sabia que: A praia de Joatinga é habitualmente frequentada por celebridades, possivelmente por ser mais discreta e reservada.
Related Posts
Shimeji na Manteiga Como fazer Prensadinhos para festa