Receita de Cuca de Nata da Família Frantz
A melhor receita de cuca que você vai encontrar na web!
Uma das melhores cucas que já comi na minha vida foi feita pela minha afilhada Cris Frantz. Segundo ela, teria sido desertada se não soubesse fazer uma boa cuca. Eu nunca soube fazer cuca, mas desejei fazer aqui em terra de gaufres este doce tão popular no sul do Brasil e esta receita que publico agora foi a que ela me passou, com algumas pequenas alterações da minha parte.
Acreditem: fiz de outras maneiras, mas esta é realmente, a melhor Receita de Cuca que podem ter em mãos. Testem já esta delícia!
Obrigada Cris! Beijo da dinda!
Receita de Cuca (estilo streusel kuchen)
Ingredientes da massa
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 e 1/2 xícara de açúcar;
- 2 ovos;
- 5 colheres de nata;
- 1 xícara de leite;
- 2 colheres (pequenas e bem cheias) de fermento em pó;
- 1 pitada de sal.
Ingredientes do recheio de coco
- 150 gramas de coco;
- 3 a 5 colheres de leite condensado.
Ingredientes do Streusel (cobertura crocante)
- 3/4 de xícara de açúcar cristal;
- 3/4 de xícara de manteiga;
- 3/4 xícara de farinha de trigo;
- raspas da casca de 1 limão.
Modo de preparo
Comece pela cobertura crocante: misture com as mãos a farinha, a manteiga e o açúcar, e as raspas da casca do limão. Misture bem, até que esteja bem integrada e formando bolotas. Reserve na geladeira. Se preferir, substitua as raspas da casca de limão por canela em pó.
Recheio: aqui estão permitidas algumas variações. Fiz alguns testes com uva, algo bem tradicional para quem é de família italiana do sul do Brasil, mas ainda não aprovei o resutado. Por isso segue a recomendação para recheio com coco, que é bem simples: apenas misture o coco com lite condensado. Se ficar muito denso adicione um pouco mais. Apenas comece com 3 e verifique a necessidade de colocar mais. Não cozinho a mistura pelo simples fato de que vai ao forno.
Aqueça o forno a 180 graus.
Massa: bata os ovos e vá adicionando aos poucos o açúcar. Em seguida, adicione a nata e bata bem. Por fim, adicione a farinha aos poucos e o leite. Quando a massa estiver pronta, adicione a pitada de sal e misture, o fermento em pó e misture bem.
Unte com manteiga e farinha uma forma grande e retangular. Adicione a massa e distribua o recheio de coco em colheradas espalhadas uniformemente. Por fim, distribua o Streusel suavemente e de forma uniforme, para que cubra toda a forma. Leve ao forno já aquecido por aproximadamente 30 minutos.
Dica: nas últimas vezes que fiz, não me entendi com o streusel – ele acabou integrando-se com a massa da cuca. Creio que pelo fato de que o açúcar que usei era mais fino que o cristal que encontrava no Brasil. Neste caso, sugiro colocar no final do tempo, aos 25 min. com o aquecimento superior ligado.
— — —
Uma outra receita igualmente deliciosa de Cuca Alemã com Geleia de Uva você encontra no blog Meu Pão Caseiro. Confira aqui: http://meupaocaseiro.com.br/blog/cuca-alema-receita-recheio-geleia-de-uva/
— — —
Origem: a Cuca, prato típico da imigração alemã no Rio Grande do Sul, é designativo em português para Kuchen, que em alemão significa bolo. O Streuselkuchen é o tradicional bolo alemão cozido em tabuleiro, com cobertura crocante chamada streusel. As versões mais populares nas regiões onde este doce é tradicional levam uma camada intermediária de frutas, geralmente maçã.
Com a chegada da imigração alemã no sul do Brasil, o doce popularizou-se e ganhou muitas versões, sendo muito apreciado tanto por quem vive o sul quanto por quem o visita. Existem variações de preparos para a massa, mas esta Receita de Cuca de Nata é certamente a mais saborosa que conheço.
Related Posts
De Quinta: Cerveja Grimbergen Printemps Receita de Nhoque à Romana
Ai que lindas as cucas! Muito orgulhosa de ter minha receita publicada aqui! Beijão dinda!!!
Que bom que gostou more! Beijos mil!
[…] da cuca, do bolo de laranja, dos suspiros, do cheesecake, brigadeiros e branquinhos, posso dizer que […]
[…] e eu dei um berro quando vi que eles tinham cuca! Para quem não sabe o que é cuca, tem receita aqui. Minha empolgação era pelo fato de que só no Rio Grande do Sul (e nem é em todo lugar!) você […]