Visitando a Cidadela de Namur na Bélgica
Em julho estivemos em Namur, para participar de mais um evento cervejeiro – a Fête de la Bière et du Terroir – e aproveitamos para circular um pouco pela cidade e conhecer sua famosa cidadela. Veja fotos e viaje um pouco com o blog!
Um pouco sobre Namur
Capital da região da Valônia na Bélgica, Namur (também Namen ou Nameur) é conhecida por localizar-se na confluência de dois grandes rios do país: o Sambre e o Meuse. Fica distante de Bruxelas apenas 45km. Na sua paisagem, destaca-se não somente o encontro destas água, como o penhasco de Grognon, sobre o qual foi construído a cidadela. O local tem importância militar pelo grande alcance da vista das planícies ao norte da Bélgica.
A cidadela de Namur
Ocupando um espaço com 80 hectares de área, a cidadela foi transformada em um grande parque. Dentro de suas muralhas existem: um restaurante, uma loja de artesanatos (que funciona como uma antiga ferraria), uma capela, um hotel, uma perfumaria tradicional, além de um lindo parque onde se pode passear e onde acontecem muitos eventos.
Do alto da cidadela, é possível ver toda a cidade, assim como os dois rios que cortam a mesma e o ponto onde se conectam. Existem vestígios de residência de grupos de pessoas no local desde o ano 6000 a.C. Por volta do primeiro século, ja existia uma cidade no ponto onde a partir do século 9, passou a ser estruturada a fortificação onde hoje se encontra a cidadela.
Nos séculos seguintes, Namur mudou sucessivamente de comando, até que a Bélgica se tornou independente. Em 1891 a cidadela foi transformada em um parque, utilizado pelo governo belga. Apenas em 1977 passou a ser administrada pela cidade de Namur.
A programação completa da atividades da cidadela pode ser vista no site oficial, que indico logo abaixo. Não visitamos nenhuma outra atração, apenas circulamos pela cidade e dentro da cidadela.
Informações práticas e outras dicas
De trem, partindo de Bruxelas, a passagem custa 10 euros (por pessoa, ida e volta). lembre de comprar o Weekend Ticket, se for viajar no sábado ou domingo. Nos outros dias, custa o dobro.
Se deseja visitar a Abadia de Notre Dame de St. Remy, responsável pela produção das cervejas Trapistas Rochefort, Namur é a cidade mais próxima e pode servir como base.
Os pratos típicos da cidade, e que não conseguimos provar, tem como ingrediente principal um tipo de caracol, da mesma família do escargot, chamado petit-gris de Namur. Além disso, recomenda-se provar os pratos feitos com peixe fresco do Rio Meuse.
Serviço
Cidadela de Namur
Route Merveilleuse, 64
5000 Namur
Tel : +3281 65 45 00
info@citadelle.namur.be
http://www.citadelle.namur.be
Site oficial de turismo em Namur: http://www.namurtourisme.be/
Site consulta horários e valores de passagens de trem dentro da Bélgica: https://www.belgianrail.be
Related Posts
Cerveja belga Dead Man’s Hand Domingo tem Hopfeest da Palm Hop Select
[…] Cidadela de Namur […]