Villa Adriana em Tivoli
Villa Adriana, dica de atração turística histórica para visitar na Itália, a partir de Roma.
Seguindo nossa viagem pela Itália, a caminho de Florença, fizemos uma pausa em Tivoli para visitar a Villa Adriana. Uma grata surpresa entre tantas atrações históricas espalhadas pelo interior do país, que você pode visitar com facilidade a partir de Roma. Conheça um pouco da sua história, arquitetura e confira informações práticas para planejar sua visita.
História da Villa Adriana
Villa Adriana em Tivoli é o retrato da grandeza do Império Romano. É um dos sítios arqueológicos mais bem guardados e visitados da Itália. Está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999.
Construída pelo Imperador Romano Adriano, no pé das Colinas Tiburtinas, entre 118 e 138 d.C., o vasto complexo residencial se estendia originalmente por uma área de cerca de 120 hectares, e tinha muitas características de uma antiga cidade romana. O local incluía além de edifícios, banhos (termas), templos, teatros, jardins, fontes, entre outros.
A vila foi projetada em dois níveis: o nível superior, que era reservado para o uso oficial do imperador, enquanto a parte inferior era movimentada e habitada pelos escravos. Combinava elementos arquitetônicos do Egito, da Grécia e romanos, formando em seu conjunto aquilo que o Imperador Adriano considerava “a cidade ideal”. O fato de não viver no Palatino e sim fora de Roma é associado com suas péssimas relações com o senado.
Arquitetura da Villa Adriana
A arquitetura da Villa possui uma combinação de elementos estruturais e artísticos de influência grega, egípcia e e romana. O estudo dos seus monumentos foi importantíssimo para o redescobrimento dos elementos arquitetônicos clássicos nos períodos da Renascença e Barroco.
É, portanto, um sítio arqueológico importante para ser visitado por quem aprecia não somente história, como também arquitetura.
A Villa Adriana atualmente
Hoje, da antiga pompa que compunha a Villa, ainda restam apenas 40 hectares do complexo que podem ser visitados como qualquer sítio arqueológico da Itália. Felizmente ainda é possível ver a magnificência e importância daquela que foi a casa do Imperador, que encomendou a sua construção de forma que representasse as muitas províncias do império que ele próprio visitara.
Um exemplo é o canopo ladeado por colunas de Cariátides, em uma homenagem à uma antiga cidade Egípcia que levava o mesmo nome. Elas ainda restam imponentes, Em nossa visita, o Teatro Marítimo, a Biblioteca Grega e a Biblioteca Latina estavam passando por intensos restauros. Mas ainda há muito para ser apreciado da casa onde viveu o imperador apaixonado por arquitetura.
Infos práticas sobre a Villa Adriana
- sítio arqueológico é grande, indico reservar ao menos 3 horas de visita para conhecer o local.
- nós visitamos de carro (+ ou – 1h de viagem), mas 3 linhas fazem o trajeto que liga o centro de Tivoli à Villa Adriana. De Roma, é possível pegar trem (tempo de viagem também é de + ou – 1h).
- dentro da villa não tem infraestrutura de banheiros e lancheria. Abasteça-se com água antes de entrar e use os banheiros do parque no caminho entre o estacionamento/entrada até o sítio arqueológico.
Endereço: Largo Marguerite Yourcenar, 1 – 00019 – Tivoli – Itália
Ingresso: 8 €
Estacionamento: 3 €
Site oficial (com horários): http://www.visittivoli.eu/le-ville/villa-adriana&lang=EN
— — —
Para ver também em Tivoli: nós não visitamos, mas a cidade italiana também
Related Posts
Roma: 7 dicas de onde comer e beber Mousse de chocolate, receita da Nildete Barni
[…] sendo as principais a Villa Lysis, a Villa Jovis (antiga casa do Imperador Tibério, assim como a Villa Adriana perto de Tivoli), Villa del Damecuta, Villa San Michelle, Villa […]