Templo de Poseidon em Cabo Sounion: fim de viagem na Grécia
Nada mais justo do que encerrar a viagem pela Grécia do que com a visita ao magnífico Templo de Poseidon!
Depois de vários posts com dicas de viagem para Grécia, chegou a hora de encerrar em um dos locais mais incríveis para visitar na parte continental sul do país. O Templo de Poseidon em Cabo Sounion é uma atração imperdível, que conhecemos em um passeio de carro a partir de Atenas.
O majestoso Cape Sounion, um ponto estratégico no Mar Egeu, a pouco mais de 70km de Atenas, na região sul da Grécia, era conhecido pelos gregos antigos como o “Cabo Sagrado”. No topo deste penhasco de 60m de altura, fica um dos santuários mais importantes da região: o templo dedicado a Poseidon, deus Olímpico do mar.
Foi construído entre 444 e 440 aC, todo em mármore. Acredita-se que o arquiteto seja o mesmo que construiu o Templo de Hefesto na ágora antiga de Atenas. Ao todo, contava originalmente com 16 colunas, de forma que resistisse ao tempo e à aspereza do ambiente. Suas colunas em estilo dórico são mais finas no topo propositalmente, para que parecessem mais altas.
História antiga e mitologia do Templo de Poseidon
Como em muitos outros monumentos da Grécia, fatos históricos sobre o Templo de Poseidon em Sounion estão entrelaçados com lendas. Acredita-se que este seja o local onde o rei ateniense Egeu se matou pulando do penhasco. Ele foi até lá para aguardar o retorno de seu filho Teseu que vinha de Creta, viu as velas negras no navio e pensou erroneamente que ele havia sido morto pelo Minotauro, uma criatura com a cabeça de um touro e o corpo de um homem.
Na verdade, Teseu havia vencido o Minotauro, mas esqueceu de substituir as velas negras em seu navio pelas brancas ao voltar, o que acabou levando à morte de seu pai. E assim, em homenagem, o nome de Egeu foi dado ao Mar Egeu.
E na Odisséia, Homero cita Sounion como o lugar onde o rei Menelau de Esparta enterrou seu timoneiro, que morreu em seu posto enquanto contornava o cabo.
Na mitologia grega, Poseidon, irmão de Zeus, era o Deus do Mar, por isso não é de admirar que ele tenha sido altamente reverenciado e adorado em um país com mais de 13.500 km de costa. Os gregos antigos acreditavam que as tempestades eram sinais da ira de Poseidon. Portanto, o templo em Cape Sounion era um lugar sagrado, onde os marinheiros e a população em geral vinham oferecer sacrifícios para apaziguar as tormentas.
Para visitar o Templo de Poseidon em Cabo Sounion
Há quem recomende a visita matinal ao local, para almoçar em uma das tavernas gregas da praia mais próxima, e apreciar a view que é notável desde a antiguidade. Mas o por do sol também é recomendadíssimo.
O ingresso custa cerca de 8 euros e a dica é que você fique até o sol se pôr completamente.
A cafeteria que fica antes do acesso ao templo é ótima e conta com boa infraestrutura para visitantes. Outras infos práticas, confira aqui no site oficial.
Related Posts
Receita de Pãozinho Doce Escandinavo Sanduíche de Muçarela de Búfala Empanada
[…] Poseidon para os gregos, Netuno para os romanos: o Deus que dominava os mares recebeu em sua homenagem um dos templos de localização mais incrível que já visitei na Grécia. Estou falando do templo em Cape Sounion, distante cerca de 70 km da capital Atenas (para saber mais sobre este local, acesse aqui). […]