Receita de Waffle de Liège (Gaufre de Liège)
Uma das iguarias belgas mais populares, o waffle de Liège é super fácil de preparar. Vem ver!

Confesso que testei essa receita poucas vezes, pois é muito fácil encontrar waffle de Liège pronto nos supermercados ou como comida de rua em qualquer lugar da Bélgica. Mas fazer em casa tem uma vantagem que quase nem aqui é possível mais: fresco, feito na hora, é muuuito melhor. Normalmente o que se faz é aquecer na hora de comer.
O melhor que encontrávamos quando morávamos lá (dica de uma amiga que também morou na capital da Bélgica) era sempre os das estações do metrô do centro de Bruxelas, que eram feitos na hora. Mas com a reformulação das estações, os quisques de waffle como mencionei neste post aqui, não existem mais.
Claro que ainda existem muitos quiosques de waffle nas ruas ded Bruxelas, mas poucos são feitos na hora. E se você prestar bem atenção, tem dois tipos de waffle como “comida de rua” por lá: o redondo de Liège, cuja receita segue abaixo, e o retangular de Bruxelas, que particularmente não aprecio (massa muito seca e sem graça). Dito isso, vamos ao trabalho!
Receita de Waffle de Liège
Ingredientes
- 42 g de fermento biológico fresco;
- 80 ml de leite integral;
- 420 g de farinha de trigo;
- 7 g de sal;
- 25 g de açúcar de confeiteiro (impalpável)
- 30 g de açúcar de baunilha;
- 220 g de manteiga em temperatura ambiente;
- 2 ovos;
- 250 g de pérolas de açúcar.
Modo de preparo
Aqueça o leite até ficar morno. Retire do fogo, adicione o fermento e misture bem. Em um outro bowl, misture a farinha, o sal, o açúcar de confeiteiro e o açúcar de baunilha. Adicione a manteiga ao leite, misturando bem, e nessa mistura, adicione os ingredientes secos. Por fim, adicione os ovos, formando uma massa pegajosa. Eu usei a batedeira com gancho para massas para fazer o waffle, como podem ver nas fotos.


Cubra com papel alumínio e deixe crescer por 1h em temperatura ambiente (se for quente, melhor). Adicione então as pérolas de açúcar e misture. Forme bolas de aproximadamente 70 g. e coloque em uma forma coberta por um pano para descansar por mais 15 min.


Aqueça a máquina de waffle e adicione um pouquinho de manteiga nela, antes de colocar os primeiros 2 para assar. Quando estiverem dourados, estão prontos para servir. Esse waffle de Liège, por conta das pérolas de açúcar, recumendo comer assim, ao natural. Se quiser fazer sem as pérolas, fica bem gostoso adicionar uma cobertura como Nutella e morangos.


A máquina de waffle que eu uso é desse tipo aqui, com placas para fazer torrada e afins.
Receita de Viagem


