Receita de Risoto de Frango
Mais uma receita de frango, para testar já!
Diferente da galinhada – que leva pedaços grandinhos de frango, muitas vezes com osso – esta Receita de Risoto de Frango é simples, porém um pouco mais trabalhosa e diferente do risotto tradicional. Veja como fazer esta porção que serve 4 pessoas.
Ingredientes
– 3 sobrecoxas ou 1 peito de frango;
– 1 xícara de arroz para risoto (arbório ou carnaroli);
– 2 tomates médios;
– 1 cebola pequena;
– 125 ml de vinho branco;
– Salsa, cebolinha, alho;
– Manteiga e azeite de oliva;
– Sal e pimenta;
– Queijo parmesão ralado;
– Salada verde para acompanhar.
Modo de preparo
Remova gorduras e pele do frango. Refogue com um pouco de sal, pimenta e azeite, até que esteja bem dourado. Retire da panela, desfie e reserve. Corte a cebola em cubinhos; descasque e esmague 1 dente de alho; pele o tomate, remova as sementes e corte em cubos.
Aqueça a água. Coloque a cebola e o alho para refogar na mesma panela onde o frango foi dourado, com uma colher de manteiga. Quando estiver transparente, adicione em sequência, sempre mexendo um pouco antes de adicionar o próximo ingrediente: arroz, tomate e frango.
Quando estiver bem incorporado, adicione o vinho. Mexa sempre e com delicadeza, até que evapore boa parte do líquido. Adicione água quente, uma concha de sopa por vez, mexendo sempre. Ajuste sal e pimenta após a primeira concha de água.
Se quiser deixar um pouco mais aromático e intenso, acrescente algumas folhinhas de sálvia ou alecrim. Uma folha de louro também é uma boa opção, mas precisa ser retirada antes de servir. Um toque de cominho também pode ser adicionado.
Quando o arroz estiver no ponto, desligue. Lembre que o risoto deve ser cremoso. Atente para que o caldo não evapore por completamente. Depois de desligar, adicione uma colher de manteiga, para deixar mais cremoso. Só então adicione salsa e cebolinha picados. Sirva com salada verde e queijo parmesão ralado.
Dica extra: sabe a carcaça daquele frango assado de domingo? Ela é ótima para esta receita de risoto de frango! Basta desfiar o que sobrou da carne, remover as gorduras e peles e preparar o caldo (que pode ser usado ao invés de água) com o qual você pode cozinhar o risoto. Experimente!
Related Posts
Sobrevivendo ao ardente sol de Lisboa Festivais de Cerveja na Bélgica