Receita de Pizza Síria, Lahme Bi Ageen
Receita de Pizza Síria, como provamos em uma tap room aqui de Bruxelas.
Essa Receita de Pizza Síria, cujo nome tradicional é Lahme Bi Ageen é servida na tap room de uma pequena cervejaria daqui de Bruxelas, a L’Ermitage Nano Brasserie. Lembra muito a esfiha (cuja receita da Amanda do blog Meu Pão Caseiro você confere aqui), mas é servida em tamanho grande.
Faço tal qual aprendi em um blog em inglês de comida tradicional da Síria, e chamo de “pizza” porque assim a conheci. Ideal para quem busca uma receita de pizza de carne saborosa e com um temperinho árabe. Quantidade para preparar duas pizzas grandes.
Dicas: a massa dessa receita de pizza precisa descansar por duas horas, por isso é preciso se programar com uma certa antecedência. Não exagere na páprica, pois do contrário o sabor dela predomina.
Receita de Pizza Síria
Ingredientes
Massa
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1/2 xícara de água morna;
- 1/4 xícara de azeite;
- 1/2 colher de sopa de fermento biológico;
- 1/2 colher de chá de açúcar;
- 1/2 colher de chá de sal.
Cobertura de carne
- 400 g de carne moída;
- 2 tomates pequenos;
- 1 cebola pequena;
- 1 colher de sopa de pasta de tomate
- Sal, pimenta preta, cominho e páprica à gosto;
- Hortelã, tomatinhos cereja, azeite e limão para finalizar
Modo de preparo
Adicione o fermento e o açúcar à água morna, mexa e aguarde por 5 min. até que o fermento reaja. Adicione o sal à farinha e misture bem. Quando o fermento tiver reagido, adicione a mistura com água e açúcar a farinha. Adicione o azeite e misture bem, até ficar em ponto para sovar. Adicione água extra se necessário.
Quando a massa estiver no ponto (ao menos 5 min. amassando), coloque em uma tigela com óleo, cubra com plástico filme e uma toalha, e deixe crescer por duas horas.
Para preparar a cobertura da pizza: lave e corte os tomates, remova as sementes, corte as cebolas em pedaços e coloque no liquidificador a fim de preparar um purê. Junte a este purê a pasta de tomate e os temperos, adicione a carne e misture bem.
Quando a massa estiver pronta, divida em duas, faça uma bola e sobre uma folha de papel manteiga (papel para assar), espiche a massa com um rolo de massas. Na receita original não indica, mas recomendo que espere ao menos uns 10 min para que cresça um pouco depois de abrir a massa (pode ser enquanto o forno aquece a 200 graus). Se preferir, use uma tampa para conseguir o formato redondo.
Espalhe sobre a massa a mistura de carne e temperos e leve ao forno para assar (com o papel para ficar mais fácil de desenformar) por 25 min. Quando estiver assado, finalize com tomatinhos picados, folhinhas de hortelã e um fio de azeite. Sirva com limão para adicionar já no prato.
Related Posts
MyPromille, app que ajuda motorista saber quando pode dirigir após beber Nona, a melhor pizza de Bruxelas