Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Receitas

Receita de Pajeon, Panqueca Coreana de Cebolinha

Para quem prefere, a receita de Pajeon – a panqueca coreana de cebolinha – já está disponível no Instagram.

Fiz review do @comidadegringolivros lá no meu Imaginação Fértil, mas a receita eu fiquei de postar aqui. O livro tem muita história interessante de viagem e receitas deliciosas – este post é só um petisco para aguçar as papilas de vocês para comprar o livro.

E também um mimo para as dorameiras que amo, e tenho certeza de que vão amar a receita. Com todo respeito, fiz algumas leves alterações. Posto abaixo, como tenho feito aqui em casa esta deliciosa Panqueca Coreana de Cebolinha (e no meu caso, vai camarão também). Quantidade para duas panquecas médias ou uma bem grande para compartilhar.

Receita de Pajeon (Panqueca Coreana de Cebolinha) e Camarão

Ingredientes

  • 200 ml de cerveja gelada (uma pilsen simples, não pode ser muito amarga);
  • 200 ml de farinha de trigo (use o mesmo medidor);
  • 1 ovo;
  • 1/2 colher de chá rasa de sal;
  • 4 a 6 talos de cebolinha;
  • 200 g de camarão (limpo, sem casca e sem cabeça, use o que for mais prático);
  • 3 colheres de óleo vegetal (eu uso de amendoim) para fritar a panqueca.

Molho: 2 colheres de sopa de molho de soja (Shoyu); 1 colher de chá de vinagre de arroz (ou de cidra); alho (eu uso em pó ou molho) em quantidade ao seu gosto; molho de pimenta ou pimenta em flocos (em quantidade a seu gosto); 2 colheres de sopa de molho de ostras.

Modo de preparo

Misture a farinha e o sal; adicione a cerveja e por fim o ovo já batido. É uma massa bem fluída, como podem ver. Corte as cebolinhas em bastonetes (5 cm de comprimento e ao meio, se forem muito grossas). Corte os camarões ao meio no sentido do comprimento (para cozinharem mais rápido).

Adicione as cebolinhas e os camarões na massa e misture. Aqueça uma frigideira, coloque o óleo vegetal para aquecer, em fogo alto. A panqueca meio que deve ser frita. Quando estiver quente, despeje a massa na frigideira.

Se fizer uma panqueca grande, fica mais difícil virar (mas não impossível, eu uso um prato maior que a frigideira), então recomendo dividir a massa em duas partes e fazer duas panquecas menores. Quando dourar, vire e frite do outro lado.

Para o molho, apenas misture os ingredientes. Se desejar, pode aquecer um pouquinho. Quando a panqueca estiver pronta, sirva e molhe os pedaços no molho (como se estivesse comendo uma peça de sushi).

— — —

O livro Comida de Gringo IIIpode ser adquirido na Amazon neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.