Receita de Filé ao Molho de Gorgonzola
Receita prática, este filé é uma ótima opção para servir várias pessoas, sem precisar perder muito tempo na cozinha.
Um prato que não é uma novidade – Filé ao Molho de Gorgonzola – mas cuja dica de preparo surgiu de uma emergência natalina. E deu super certo, por isso o trago aqui bem faceira, como opção para aquelas datas em que você não quer ficar o dia inteiro na cozinha, mas quer receber (bem) vários amigos.
Já adianto (como pode ver pela foto) que não usei gorgonzola propriamente dito. Usei este queijo azul da Santa Clara e que funcionou exatamente como se italiano fosse. Se não encontrar este, use o queijo do tipo azul da sua preferência. Agora, sem mais delongas, vamos para a receita de filé? Esta receita serve aproximadamente 20 pessoas (a proporção para seu cálculo pessoal deve variar de acordo com o seu gosto e tamanho da fome).
Receita de Filé ao Molho de Gorgonzola
Ingredientes
- Dois filés inteiros (os que preparei tinham aproximadamente 1,5 kg cada);
- 600 g de queijo gorgonzola (ou queijo azul de sua preferência);
- 2 colheres de leite integral;
- 6 colheres de manteiga;
- Ramo de sálvia, alecrim, tomilho e manjerona;
- 2 dentes de
- Sal e pimenta preta.
Modo de preparo
1 – Limpe o filé removendo os nervos mais resistentes. Se encontrar limpo, recomendo, pois é a parte mais chata do processo! Depois disso remova as aparas (pontas) e guarde para outras preparações (como um picadinho ou strogonoff). Eu dividi cada filé ao meio, para conseguir preparar na frigideira que tenho, mas se conseguir selar eles inteiros, é melhor.
2 – Tempere os filés com sal e pimenta e reserve. Aqueça uma frigideira grande e adicione a manteiga. Quando esta derreter, adicione os temperos verdes e os dentes de alho. Coloque a carne para selar igualmente, em todos os lados. Se tiver espaço, regue com a manteiga do fundo. Se não, apenas vire conforme forem dourando.
3 – Lembre de usar uma pinça (ou até um pegador de massas) para virar os filés, nunca um garfo, pois isso faz com que a carne perca seus sucos e fique ressecada. Quando estiverem completamente dourados, desligue e deixe descansar em uma tábua de corte por pelo menos 10 min.
4 – Não é necessário “passar o filé“. Ele deve ficar bem mal passado (praticamente cru no meio), pois chegará ao ponto que você quer, no forno. Quanto mais grossa for a peça de carne, mais mal passado estará na parte interna.
5 – Enquanto o filé descansa, prepare o molho. Coloque o queijo em uma panela, adicione o leite e leve ao fogo médio. Quando estiver derretido, mexa bem e desligue. Corte o filé em medalhões de aproximadamente dois dedos e distribua em uma travessa. Regue com o molho de queijo e deixe descansar na geladeira, até o momento de finalizar o preparo.
6 – 1h antes de servir, tire a travessa com a carne da geladeira. Pré-aqueça o forno em 180 graus (temperatura média) por 15 min e coloque os filés para gratinar. O tempo vai variar conforme o seu forno e seu gosto. Eu deixei até que os mais crus estivessem no ponto mal passado e desliguei (cerca de 20 min.). Sirva quente, com seus acompanhamentos preferidos.
Related Posts
Receita de Mousse de Chocolate Low Carb Vlooybergentoren, a escada para o céu belga