Onde comer (e beber!), Porto Alegre, Viagem
Mercado Público de Porto Alegre
Há muito que me enrolo para postar sobre destinos mas não poderia escolher lugar melhor para começar do que o Mercado Público de Porto Alegre. Afirmo isso porque este ponto de partida histórico é minha parada obrigatória, pelo menos uma vez por semana. Meu e de boa parte dos porto-alegrenses.
Longe de ser uma cidade com vocação turística (não por falta de potencial!), a capital do RS tem nas paredes do antigo mercado boa parte de sua história. Construído entre 1864 e 1865, foi restaurado depois de longo abandono, no começo dos anos 90. Em 6 de julho de 2013 foi atingido por um incêndio que comoveu todos. Está passando por obras de recuperação, com a maioria das lojas funcionando, uma vez que a parte mais atingida foi a superior onde ficavam a maioria dos restaurantes.
O grande atrativo do Mercado fica por conta do apelo sentimental que ele evoca em quem o frequenta desde sempre, além de sua ativa funcionalidade. Tenho carinho e excelentes recordações, das pessoas encantadoras que trabalham lá na maioria das bancas. Vários eventos públicos são realizados na parte interna.
Considero este o principal ponto turístico da cidade, uma vez que reflete em muito a alma, o espírito, a personalidade porto-alegrense.
O que fazer: como o próprio nome diz, o principal objetivo é o comércio. As lojas dividem-se em: cafeterias, restaurantes, doçarias, barbearias, artesanato, bomboniere, hortigranjeiros, agropecuárias, serviços e outros.
Entre as que mais frequento e recomendo estão o Ponto do Chimarrão (erva-mate, chás e temperos); Temakeria Japesca (sushis de peixes frescos, uma vez que também são peixaria, com excelente custo-benefício); Banca 40 (lanches, refeições e a tradicional Salada de Frutas com Sorvete), Banca 26 (frutas secas, conservas e castanhas à granel); Banca Empório 38 (bebidas, conta agora com grande variedade de cervejas nacionais e importadas); Banca 43 (carpaccio, queijos e especiarias importadas); Costelão do Mercado (carne excelente e com ótimo preço).
Serviço
Recomendações gastronômicas: Picanha na Telha, Sushi do Seninha, Restaurante Gambrinus e Café do Porto.
Como chegar: para quem vem de fora, o Mercado fica na parte bem central da cidade cidade, perto da Rodoviária e ao lado da Prefeitura Municipal, no Centro Histórico. Uma estação do Trensurb deixa passageiros que vem do Aeroporto Salgado Filho quase dentro do Mercado.
Estacionamento: 2ª a 6ª feira, a partir das 19h e sábado durante todo o dia no Largo Glênio Peres. Existem vários estacionamentos pagos nas ruas próximas.
Horários: Segunda a Sexta-feira, das 7:30 às 19:30. No Sábados, das 7h30 às 18h30.
Related Posts
Sushi Seninha em Porto Alegre Receita de Lasanha de Berinjela
[…] falei aqui sobre esse lugar que amo (e morro de saudades, preciso confessar! pelo menos uma vez por semana eu […]
[…] falei sobre o Mercado Público de Porto Alegre aqui, a minha segunda casa na cidade. Costumava frequentar o lugar mais de uma vez por semana, pois […]