Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Portugal, Viagem

Igreja de Santa Cruz em Coimbra, Portugal

Última parada da nossa viagem incluiu Coimbra, para visitar o túmulo de Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Para encerrar nossa viagem por Portugal, escolhemos uma breve parada na cidade de Coimbra. Não tivemos tempo de ver muitas coisas em detalhe, ou de explorar a cidade de forma satisfatória, mas nos focamos em visitar um ponto importante da história do país.

Estou falando do túmulo de Dom Afonso Henriques, primeiro rei e fundador de Portugal. Ele está localizado na Igreja e Mosteiro de Santa Cruz, que foi fundada em 1131, com a aprovação e incentivo de D. Afonso Henriques, para a Ordem de Santo Agostinho.

A visita não é muito demorada e inclui também várias outras relíquias, neste que é considerado um dos principais monumentos históricos e artísticos do país. Construído em estilo romântico e posteriormente reformulado em estilo manuelino, sua escola foi uma das melhores instituições de ensino do Portugal medieval.

Ainda na Idade Média, o mais famoso estudante da escola do Mosteiro Santa Cruz foi Fernando Martins de Bulhões, que viria a ser Santo Antônio de Lisboa (ou Santo Antônio de Pádua). No ano de 1220 o então estudante assistiu à chegada dos restos mortais de cinco frades franciscanos martirizados no Marrocos, fato que influenciou na sua decisão de se tornar um missionário.

Acredita-se que o poeta maior da língua portuguesa, Luís de Camões, também tenha estudado em Santa Cruz. Isso porque D. Bento de Camões, um familiar dele, foi prior do mosteiro na época em que ele era estudante, em sua poesia, de uma estadia em Coimbra.

Igreja e Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra

Endereço: Rua Martins de Carvalho, 3 – Coimbra – Portugal

Site: https://igrejascruz.webnode.pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.