Gallete de Rois
Veja como fazer receita tradicional de Galette de Rois, bolo tradicional do Dia de Reis aqui na Bélgica!
Muitos países na Europa celebram o Dia de Reis, fim das comemorações natalinas cristãs. Com algumas diferenças na forma tradicional de festejar este dia, aqui na Bélgica é o dia da Galette de Rois! Um bolo bem simples, feito com massa folhada e recheado com uma pasta de amêndoas. Fomos apresentados à esta delícia no Natal e adoramos!
Além de ser muito gostoso, tem uma espécie de brincadeira: no recheio da Galette de Rois tem sempre uma espécie de mimo (presente) de porcelana, geralmente de motivos natalinos. Neste que provamos no Natal havia um pequeno par de luvas vermelhas. Quem fica com o pedaço do bolo que contém este presentinho, ganha a coroa e torna-se o simbólico rei da noite.
Mercados e pâtissiers produzem e comercializam nesta data muitas galettes; é possível encontrar opções com preços bem variados. Compramos no supermercado Delhaize do centro de Bruxelas uma Galette de Rois grande, para servir 5 pessoas, por 6,55 euros.
Para quem estiver a fim de provar mas está bem longe daqui, fiz um pequeno teste esta tarde e recomendo muito esta galette! É muito fácil de fazer, confiram:
Galette da receita abaixo serve 6 pessoas.
Galette de Rois
Ingredientes
– 2 massas folhadas redondas;
– 100 g de açúcar;
– 140 g de farinha de amêndoas;
– 75 g de manteiga amolecida;
– 2 ovos e uma gema;
– 1 colher de sopa de rum ou licor de amêndoas;
– 1 brinde de porcelana;
– Uma coroa de papel.
Modo de preparo
Colocar uma das massas folhadas em uma forma e fazer alguns furos com a ponta de um garfo. Misture o açúcar, a manteiga, a farinha de amêndoas, os ovos e o licor.
Distribua esse recheio sobre a massa, deixando um espaço nas extremidades para unir as massas posteriormente. Coloque o mimo de porcelana, com cuidado para não ficar no centro mas escondido entre a massa.
Cubra com a segunda massa e cole bem as bordas. Se tiver habilidade, faça alguns desenhos com a ponta da faca. Bata a gema de ovo restante e pincele sobre a massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 200° asse por 20min. Se não estiver dourado, deixe mais alguns minutos.
P.S.: essa é a receita original. Eu fiz um pouco diferente conforme os ingredientes da foto abaixo. Adicionei marzipan, mas é mais difícil trabalhar com ele. No fim, ficou com um recheio bem cremoso, como queria. E o sabor pode ser potencializado com o licor ou extrato de amêndoas (eu usei conhaque). Por fim, não consegui esconder bem o brinde, pois ficou marcando na massa! Não ficou tão bonita quanto as compradas, mas o sabor ficou bem melhor do que das prontas!
Sobre o Dia de Reis
Para a tradição cristã, o Dia de Reis é o dia em que o recém-nascido Jesus Cristo recebe a visita dos 3 Reis Magos. Esta tradição existe desde o século 8, quando os reis Baltazar, Gaspar e Belchior foram convertidos em santos. É nesta data, 6 de janeiro, que se encerram as festividades natalinas.
Related Posts
Reality para eleger o melhor churrasqueiro amador do Brasil 10 Receitas mais buscadas de 2015, segundo o Google