Costela desossada assada no forno, super macia
Uma receita de costela bovina para quem não tem churrasqueira mas tem paciência.
Não sei se já comentei por aqui, mas o forno é meu melhor amigo na cozinha. Sei que tem gente que prefere o imediatismo de uma boca de fogão, mas eu gosto da possibilidade de colocar algo para assar enquanto faço outras coisas.
E essa receita de costela bovina – que fica super macia e é a deixa para fazer para várias refeições de uma tacada só – virou meu novo xodó. Principalmente porque amo costela, mas meio que canso de fazer sempre na pressão ou esperar para tempo bom para churrasco. E para todos os casos, esse preparo no forno também pode ser a base para os mesmos pratos em que uso a panela de pressão (que inclusive, tem um limite de quantidade menor que as minhas formas).
Os pratos que geralmente preparo com costela bovina desossada: Vaca Atolada, Costela na Cerveja e Ragu de Costela (excelente para molho de massa e para comer com polenta). Desta vez, comemos como carne assada mesmo, mas fiz tanto que vai sobrar para o Ragu – outra receita que logo postarei aqui.
Segue minha receita base e consuma de acordo com a sua preferência!
Receita de Costela Bovina Assada
Ingredientes
- 3kg de costela bovina desossada;
- 300 ml de cerveja (eu usei sem álcool, só pelo sabor mesmo);
- 6 folhas de louro;
- Alho (eu usei em pó), alecrim (usei seco), pimenta preta e sal (usei defumado).
- OBS: Todos estes temperos eu usei em quantidade que considerei suficiente para essa quantidade de carne. A dica é usar como base a quantidade de sal que você usaria para fazer 500 kg de bife, por exemplo, e multiplicar pelo tamanho da peça de costela que você vai assar. Ficou com menos sal do que normalmente gosto, mas sal sempre podemos colocar depois. Tirar é que é o problema!
Modo de preparo
Com a carne da costela em temperatura ambiente, tempere, coloque em uma forma, adicione a cerveja e tampe com papel alumínio. Aqueça o forno em temperatura média para menos (135 graus, se você conseguir ser precisa) e asse por uma hora.
Tire do forno, confira se está macia – o ponto que queremos aqui é quase desfiando com o garfo – e se não estiver, coloque para assar novamente. Eu testei o ponto ao fim de cada hora assando, sempre com o papel alumínio. Demorou 3 horas para ficar nesse ponto macio.
Pode ser feito na véspera de servir – quando estiver macia, desliga e deixa no forno. No dia seguinte (ou quando for servir), retire o papel alumínio e asse por aproximadamente 30 min. em fogo médio (150 a 180 graus), para que a costela doure.
Se achar necessário, vire a peça para dourar em ambos os lados. Em hipótese alguma descarte o líquido da assadeira. Eu servi esta carne – como um assado normal – em uma tábua de churrasco, e reservei o líquido do assado.
Sobre o que fazer com esse monte de carne de costela que (no nosso caso) sobrou:
- pode seguir consumindo como da primeira vez, esquentando na assadeira com o líquido que se formou assando a costela (caso ele não tenha evaporado);
- pode usar essa carne para preparar vaca atolada;
- pode desfiar e preparar um molho, aproveitando o líquido que sobrou na assadeira para deixar seu prato super ultra mega saboroso.
Espero não ter me enrolado muito e que tenham gostado da receita!
— — —
Sobre o tipo de assadeira para um preparo como este, recomendo estas simples de alumínio disponível na Amazon, ou de inox. Mas não use forma antiaderente.
Related Posts
Desfiladeiro do Rio Lech em Füssen na Alemanha Receita de Lobster Roll tradicional de Boston, EUA