Bruxelas, Onde comer (e beber!)
Como foi o evento eat! BRUSSELS drink! BORDEAUX
A quarta edição do evento levou milhares de visitantes – turistas e locais – para experimentarem pratos e vinhos no parque mais central de Bruxelas. Veja como foi!
Como comentei aqui anteriormente, a agenda com o que fazer em Bruxelas é bem preenchida: desde que chegamos aqui em dezembro passado, sempre há muito o que fazer (of course, aqui é a capital do mundo)! E desde essa data, via propagandas do evento eat! BRUSSELS drink! BORDEAUX, mas confesso que a palavrinha que remetia ao vinho não me deixava empolgada. Não que repudie vinhos, pelo contrário. Apenas não entendo do assunto e por isso nem cogitava ir.
Mas a proximidade do festival e sua propaganda muito bem elaborada me convenceram (felizmente!) a dar pelo menos uma espiadinha no menu…e mudei de ideia quando descobri a possibilidade de provar muitas comidas boas e novas! Além de pratos de restaurantes de Bruxelas, convidados/parceiros de outros países puderam mostrar um pouco de sua culinária, bebidas e cultura durante o festival.
Resultado: conseguimos provar muitas coisas deliciosas de restaurantes belgas, mais algumas cervejas de outros países e várias comidas saborosas do leste europeu, Canadá, França…Por isso fica a dica para que nunca subestimem o potencial da Bélgica para realizar um bom evento. Claro que também alguns vinhos franceses da região de Bordeaux, mas nada que me empolgasse muito. Minha metade italiana gosta bem mais de um bom Lambrusco. Mas isso é outro assunto.
Algumas coisas que provamos:
A proposta do evento
Segue, para servir de inspiração para quem gosta e trabalha organizando eventos gastronômicos.
Local: organizado em um parque, a princípio ao ar livre, contava com amplo espaço de tendas para circulação (e proteção de chuva), em pavilhões numerados com lista bem nítida, de que restaurante estava. Para o clima meio chuvoso de setembro em Bruxelas, isso foi excelente, pois ninguém ficava desabrigado.
Preços: os pratos mais caros custavam 14 euros. Pagava-se por tokens, que poderiam ser adquiridos com atencedência via internet, com direito a bebida sem álcool e duas provas de vinho. No local, 1 euro por cada token e você trocava na hora de pedir o prato que desejava provar. Quase tudo era muito bem servido.
Organização: de todos os eventos em que fomos aqui na Bélgica, esse é de longe o mais organizado. Com boa sinalização, espaço, estrutura, divulgação, opções para todos os gostos. Com espaço de entretenimento para crianças, estacionamento (um pouco longe, mas com trenzinho grátis para usuários), banheiros, música e expositores vendendo trufas, foie gras e outras delícias.
Por isso, #ficadica: se estiver em Bruxelas entre agosto e setembro do próximo ano, não deixe de conferir a agenda mensal aqui no blog e participar dessa delícia de evento gastronômico!
Related Posts
Receita francesa da semana: Flammekueche Agenda: O Que Fazer na Bélgica em Outubro