Bélgica em alerta de terrorismo nível 3
Nível foi elevado para “grave” na manhã de hoje, 17/11/2015.
Este não é sinceramente o tipo de texto que gostaria de postar aqui – considerando principalmente o quanto eu sempre me senti muito segura aqui na Bélgica. Mas sei ser importante informar qual a situação no país, uma vez que o nível de alerta para atentados terroristas mudou de “médio” para “grave” (nível 3 de 4). Nesta manhã de 17/11/2015 – quatro dias após os ataques violentos em Paris.
As conexões com a Bélgica e o bairro de Molenbeek em Bruxelas estão sendo amplamente divulgadas por toda a mídia. O bairro citado é apontado como o local onde foram planejados os ataques, pois nele residia um dos “homem-bomba” responsáveis pelos ataques na sexta-feira, bem como seu irmão que está sendo procurado em alerta internacional, Salah Abdeslam.
Para ajudar quem está de viagem marcada para a Bélgica e Bruxelas nos próximos dias, semanas e até mesmo meses, seguem dados importantes sobre o que significa esse estado de alerta grave para terror, como está o clima na cidade, telefones e endereços importantes, bem como cuidados extras.
O estado de alerta grave na Bélgica
O fato que alterou o alerta de terrorismo de “médio” para grave na Bélgica é que, em depoimento, um dos irmãos de Salah Abdeslam afirmou que o mesmo esteve no estádio Roi Baudouin. O local, que sediaria hoje um amistoso entre as seleções da Bélgica e da Espanha, passou a ser um alvo e por isso, o evento foi cancelado.
Este estado de alerta nível 3 permanecerá até Salah Abdeslam ser preso, segundo informou o Ministro do Interior belga, Jan Jambon à rádio VRT. Mais de 300 militares foram alocados para reforçar o policiamento de Bruxelas.
O clima em Bruxelas
O clima na cidade me pareceu bem normal hoje, apesar de me parecer um pouco mais vazio que o habitual. Estou acostumada a ver a cidade sempre atrolhada de turistas. Mas acredito que isso se deve ao fato de que o Mercado de Natal (principal atração turística de inverno na cidade) ainda não começou. Abertura começa dia 27/11 e as estruturas ainda estão sendo montadas.
Pelo que vi, a edição deste ano será maior do que a do ano passado e é algo que eu realmente recomendo. A cidade fica linda, tem tanta coisa para fazer que acaba faltando tempo.
Consulado Geral do Brasil em Bruxelas
Caso precise, seguem os dados do consulado (é quem você deve procurar se tiver problemas quando viaja!):
- Endereço: Rue du Trône, 108 – 1050 – Ixelles – Bruxelas
- Informações: de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h – +32 0 2 626 28 91
- Contato para urgências comprovadas – (falecimentos, hospitalizações, prisões etc.): (+32) (0) 478 94 91 07
- Site: http://cgbruxelas.itamaraty.gov.br/pt-br/
Telefones e endereços úteis
- Auxílio médico/SAMU: 100
- Polícia: 101
- Bombeiros: 100
- SOS Europeu (para qualquer emergência em qualquer país da Europa; recomendável para quem liga com um telefone celular): 112
- Cruz Vermelha: (casos de grandes desastres) 105
Cuidados extras
- Antes de sair do hotel para turistar, informe-se! Veja noticiários, acompanhe o andamento de tudo na cidade pelas redes sociais, veja na portaria do hotel se está tudo ok sobre o lugar para onde está indo;
- Evite circular com bolsas, mochilas ou até mesmo malas grandes. A Polícia belga é muito atenta e presente; se não deseja ser revistado, ande com bolsas e mochilas pequenas. Esta é uma recomendação que eles mesmos repassam aos turistas;
- Evite grandes aglomerações de pessoas! Claro que a segurança está reforçada mas se puder evitar grandes eventos, melhor;
- Fique de olho em qualquer movimentação suspeita e redobre os cuidados om sua segurança pessoal;
- Se precisar, chame a polícia ou uma ambulância. O atendimento é muito rápido, posso garantir;
- Mas não entre em pânico – Bruxelas continua sendo muito mais segura do qua qualquer cidade do Brasil (estatísticamente falando).
Devo cancelar minha viagem para a Bélgica?
Aconselho cancelar só para os casos da pessoa não se sentir segura, por algum motivo. Como disse, os riscos de acontecer alguma coisa aqui são, estatisticamente, muito menores do que no Brasil. Eu adoro essa cidade, circulo muito por aqui, nunca tive problemas, e me sinto super segura.
Related Posts
Paris atacada por terroristas Receita de Espinafre Refogado
[…] Um telefone foi disponibilizado para quem deseja mais informações sobre o estado de alerta. Se desejar, ligue para 1771. Ligue para a polícia apenas em casos de emergências. […]