Dicionário de Culinária, MasterChef e afins
Band, devolve meu MasterChef raiz
Saudades de quando o MasterChef Brasil era uma competição culinária inspiradora e não uma fábrica de mimimis.
Eu comecei a assistir MasterChef anos antes da Band TV desejar ter esse reality na sua grade. Quando esse universo que hoje conhecemos tão bem ainda era só mato. Logo o canal assumiu a bronca e apesar da minha desconfiança, não fez feio: bons cozinheiros amadores competindo e tendo que enfrentar provar verdadeiramente difíceis e desafiadoras.
Na medida em que novas temporadas do MasterChef BR surgiam, mais alto ficava o nível da competição. MasterChef Profissionais nem se fala, era até meio surreal ver o tanto de chef bom que tem made in Brazil, atuando mundo afora. Tanto que pouco falava de cada uma das temporadas, limitava-me a admirar a distância.
Eu aprendi muito com o MasterChef Brasil, apliquei tudo que pude do que vi em cada um dos episódios. Torci por vários que não foram finalistas, e foi formulando minha lista pessoal de possíveis competidores para a temporada de All Stars que me flagrei do quanto esta temporada atual de amadores está ruim.
Band, devolve meu MasterChef raiz!
E aí chego no ponto conflitante pelo qual estou extremamente decepcionada, como telespectadora, com a atual temporada do MasterChef BR. Como pode o programa que inspirou milhares de brasileiros a cozinhar, que mesmo de longe me ensinou tanto sobre culinária do Brasil, vir com este elenco pífio? (gastronomicamente falando, que fique bem claro)
O episódio do último domingo, dia 13/05/2019 foi deplorável, parecia que as pessoas não sabiam cozinhar nem o básico. Como telespectadora que assiste em busca de inspiração para cozinhar, criar e até mesmo reproduzir receitas, fiquei extremamente decepcionada. A cada novo episódio que termina, sinto como se tivesse visto parte da seleção para uma refilmagem da novela mexicana Maria do Bairro, e não uma competição de culinária.
— — —
Só o MasterChef Pára Tudo salva
O grande alento dessa temporada do MasterChef BR tem sido os Chefs jurados – em sintonia, mais leves e divertidos do que nunca – e o excelente e bem produzido MasterChef Pára Tudo com Ana Paula Padrão. Tudo bem que sempre fui uma grande admiradora de APP como jornalista, mas a dinâmica do programa que mostra um pouco dos bastidores e da vida fora dos episódios semanais é o que tem salvado essa edição.
E nos preparos que tenho visto ali tenho tido inspiração, do contrário, veria meu projeto de compartilhar receitas do MasterChef morrer! Para quem não sabe, tenho um perfil no Instagram onde como forma de retrospectiva antes de começar essa nova temporada, passei a compartilhar receitas que aprendi com o MasterChef BR, ou que vimos em alguns episódios importantes do programa.
Eu tenho inúmeras anotações de aprendizados culinários das outras temporadas do MasterChef Brasil, mas dessa, só consegui aprender com os chefs ou exparticipantes. Por isso tenho medo do que essa temporada nos reserva, os poucos que parecem saber um pouco mais de culinária estão perdendo para quem faz VT de mimimi. Nada contra nenhum dos competidores, mas dado o fato de que já se foram várias temporadas, todos nós esperávamos ver mais gastronomia e menos vitimização.
Claro que todas as temporadas da competição sempre tem suas figuras icônicas, que ganham nosso amor ou ranço, mas este ano está caricato demais. Difícil de engolir algumas pecinhas naquele jogo, e sinto que algumas estão escondidas atrás do personagem (e que certamente cozinham muito bem!).
Dona BandTV, pode fazer o favor de devolver o meu MasterChef raiz? Obrigada, de nada!
— — —
Outros posts sobre o tema, acesse aqui.
Related Posts
A Casa do Terror em Budapeste Onde comer e beber em Budapeste
[…] abrir os olhos sra. Band, tem muitas outras competições culinárias com bom desempenho de audiência por […]