Receita francesa da semana: Sole Meunière
Mais uma receita testada pelo blog! Veja como é fácil preparar este peixe saboroso, o Sole Meunière.
Eu gosto de comer peixes e frutos do mar. Creio que esse pareço venha de família, pois meu pai ama pescar e gosta de comer e preparar peixes. Salivo só de lembrar de sua Tilápia (Saint Peter é outro nome para ela) frita, que de tão boa fica difícil parar de comer! Sinto falta quando fico mais de uma semana sem comer peixe, uma vez que tinha acesso fácil ao mercado público e aos sushis da Temakeria Japesca quando morava em Porto Alegre.
Os belgas costumam comer muito peixe, principalmente nas sextas-feiras, onde todo restaurante tem uma opção de peixe para o almoço. Além deste Sole Meunière, já preparei bacalhau e tenho consumido muitos frutos do mar.
Meu peixe preferido para preparos como este da receita de peixe que posto agora sempre foi a Tilápia, mas a indicação é de que use o linguado e foi isso que fiz. O preparo é um tanto quanto simples, mas a gama de sabores que pode adquirir com o mesmo é incrível. Se você não tem costume de comer peixe, mas sabe de sua importância em nossa alimentação e está ensaiando um preparo, indico que comece por este Sole Meunière.
Receita de Sole Meunière
Ingredientes
- 400 g de filé de linguado;
- 250 g de manteiga;
- 250 g de farinha;
- 1 limão siciliano;
- Salsinha, sal e pimenta branca;
- Batatas e/ou salada verde para acompanhar.
Modo de preparo
Clarifique 150 g da manteiga, colocando a mesma em uma caçarola pequena e em fogo baixo (pode ser banho maria, como preferir), sem mexer. Uma parte branca (soro) vai ficar na superfície da panela e esta deve ser eliminada com cuidado. A parte dourada e líquida que restou é a manteiga clarificada, que será usada para fritar o peixe.
Seque levemente o peixe com um papel absorvente. Tempere com sal e pimenta branca. Passe na farinha, sacudindo com cuidado para remover os excessos. Aqueça a manteiga clarificada em uma frigideira ou panela grande, mantendo sempre o fogo médio. Quando estiver quente, coloque os filés de peixe para fritar, sem mexer muito. Quando estiver dourado, vire. Quando estiver pronto, retire da frigideira e coloque em uma travessa com papel absorvente.
Descarte a manteiga na qual os peixes foram fritos. Adicione a manteiga restante e cozinhe até dourar. Neste momento, acrescente o suco do limão, misture brevemente e coloque imediatamente sobre os filés de peixe. Salpique salsa picada para finalizar. Sirva acompanhando de Batata à l’Anglaise (modo de fazer abaixo) e salada verde.
Saiba mais
- receita extraída do livro de Fundamentos Culinários da Le Cordon Bleu;
- “meunière” pode ser traduzido como “mulher do moleiro”. Por isso todas as preparações levemente enfarinhadas e fritas na manteiga levam esse nome;
- conta-se que a cozinheira americana Julia Child decidiu aprender a cozinhar quando provou este prato na França, considerando o mesmo revelador;
- para preparar o acompanhamento clássico, a Batata à l’Anglaise: descasque e corte as batatas em rodelas de 5cm de grossura. Coloque para cozinhar em uma panela com água gelada e salgada. Quando ferver, baixe o fogo e deixe ferver até que estejam cozidas. Escorra a água e cubra com um pouco de manteiga, sal e pimenta branca.
— — —
Esta receita faz parte da serie Clássicos da Culinária Francesa, e as demais receitas testadas podem ser conferidas neste link aqui.
Related Posts
Moeder Lambic, templo da cerveja artesanal em Bruxelas MasterChef Júnior: Você está preparado para ver?
[…] 7 – Sole Meunière […]
[…] Sole Meunière […]
[…] Sole Meunière […]
[…] Sole Meunière […]
[…] Sole Meunière […]