Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bruxelas, Onde comer (e beber!)

Para provar cerveja Lambic em Bruxelas: Lambik-O-droom na 3Fonteinen

Dica de cervejaria com tap room para quem quer degustar algumas das melhores cervejas do tipo lambic da Bélgica.

Anos que precisava postar sobre a cervejaria 3Fonteinen – uma dasque produz do tipo lambic, geuze e kriek, cervejas azedas tradicionais da região de Bruxelas – mas como tudo hoje funciona melhor do que antes, é uma dica mais que válida. Além da visita a cervejaria para aprender um pouco sobre o método de fermentação espontânea, eles tem uma tap room onde é possível degustar de algumas cervejas excelentes.

O ambiente também conta com uma loja para comprar os produtos deles, mesas ao ar livre e até castelo inflável para as crianças qie normalmente acompanham os pais (algo super normal por aqui). Ao final posto o endereço e horários de abertura, além do website (consulte para os eventos que acontecem com uma certa frequencia). Mas antes, entenda o que é exatamente uma cerveja lambic.

Conheça a cerveja Lambic, tradicional da região de Bruxelas

A cerveja lambic é uma das expressões mais autênticas e singulares da tradição cervejeira belga. Produzida principalmente na região do vale do rio Senne, que abrange Bruxelas e arredores, ela se destaca por ser produzida com um método de fermentação espontânea, o que a diferencia de quase todas as outras cervejas do mundo.

Ao invés de utilizar leveduras cultivadas e controladas, a lambic é exposta ao ar livre em grandes recipientes abertos, chamados coolships. Nesse processo, microorganismos naturais presentes no ambiente – leveduras e bactérias selvagens específicas da região – colonizam o mosto e iniciam a fermentação. Essa influência microbiana local é tão particular que se costuma dizer que o terroir de Bruxelas está “engarrafado” em cada lambic.

Coolship da Cervejaria Cantillon em Bruxelas.

O envelhecimento também é fundamental: a lambic é geralmente maturada em barris de carvalho pelo período de 1 a 3 anos, adquirindo complexidade, acidez marcante e aromas que vão do frutado ao terroso. A partir dela, surgem variações clássicas como a gueuze (mistura de lambics jovens e envelhecidas e referementada na garrafa), a kriek (lambic com cerejas), além de outras.

A lambic é parte do patrimônio cultural vivo da Bélgica, refletindo séculos de tradição cervejeira. Degustá-la é experimentar não apenas uma cerveja, mas também a história, a geografia e a identidade de Bruxelas e região.

Lambik-O-droom 3Fonteinen

Endereço: Molenstraat 47, 1651 Lot – Bélgica

Horários de funcionamento:

  • sexta-feira, das 14h as 20h30 (serve até 19h30)
  • sábado, das 14h as 20h30 (serve até 19h30)
  • domingo, das 13h as 19h30 (serve até 18h30)

Site: https://www.lambikodroom.be/en/

— — —

Para outras dicas sobre cerveja em Bruxelas, acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.