Receita de Risotto de Shimeji e Rúcula
Quase uma receita fusion, opção vegetariana para quem ama cogumelo shimeji.
Eu amo cogumelos, especialmente o shimeji. Acho que ele combina perfeitamente com os sabores da cozinha asiática e geralmente preparo salteado na manteiga para completar meu poke. Aliás, aqui tem um guia bem completinho (desculpem a simplicidade do infográfico, mas é só para ilustrar) para você montar o seu poke!
Mas voltando ao risotto em questão: eu tinha shimeji em casa e queria usar em uma receita diferente. Encontrei tilápia (congelada, mas é tilápia), meu peixei favorito e queria um risotto para acompanhar. Normalmente preparo este peixe com sálvia e gosto que o acompanhamento tenha limão. Mas nesta feita coloquei limão no preparo do peixe e voilà uma receita nova!
Sempre preparo o risotto da forma tradicional: refogo cebola e alho na manteiga, adiciono o arroz, depois o vinho. Quando o vinho evapora, começo adicionando o caldo aos poucos. Da metade para o final do cozimento vou adicionando os ingredientes que “nomeiam” o risotto – depende muito do quanto os quero cozido. Neste aqui de abobrinha e bacon, a abobrinha é o último ingrediente.
Finalizo com mais manteiga (se achar que não está muito cremoso) e queijo parmesão ralado. E esse é o preparo tradicional desse prato tradicional italiano. Mas para este Risotto de Cogumelo Shimeji e Rúcula mudei alguns elementos, que indico abaixo, sem poupar ninguém dos detalhes. Bom apetite!
Receita de Risotto de Shimeji e Rúcula
Ingredientes
- 3/4 de xícara de arroz arborio;
- 750 ml de caldo de legumes;
- 1 cebola pequena;
- 2 colheres de sopa rasas de manteiga;
- 3/4 de xícara de vinho branco seco;
- 1 dente de alho;
- 150 g de cogumelo shimeji fresco;
- Rúcula em quantidade a gosto;
- 4 colheres de sopa de molho de ostras;
- 1 colher de sopa de azeite.
Modo de preparo
Misture duas colheres de molho de ostras a 750 ml de água quente, juntamente com meio tabletinho de caldo de legumes. Não preparei meu próprio caldo de desta vez.
Descasque e corte a cebola em cubinhos e leve ao fogo para refogar com a manteiga. Quando estiver começando a dourar, adicione o dente de alho triturado ou picado e refogue por mais 2 min. Adicione o arroz, misture bem e adicione o vinho. Mexa até evaporar por completo, antes de começar a adicionar o caldo de legumes.
Enquanto isso, separe e limpe os cogumelos shimeji, caso seja necessário. Eu sempre retiro a parte mais escura da ponta inferior, mas nunca precisei limpar. Eles vem vem unidos, tipo bloco. Separo e corto os maiores ao meio. Refogue os cogumelos em uma frigideira a parte com o azeite, até que estejam levemente dourados.
Voltando ao arroz: vá adicionando conchas de caldo, uma por vez e mexendo até que evapore, antes de adicionar outra. Fique atento ao ponto do arroz: ele não pode cozinhar demais, deve estar cozido, mas oferecer uma leve resistência ao morder. Vá provando assim que começar a achar que está chegando a este ponto.
Pouco antes de finalizar o cozimento, adiciono os cogumelos e as duas outras colheres de molho de ostras. Quando estiver no ponto, se achar que está muito espesso ou pouco cremoso, adicione mais manteiga e mais caldo. A textura correta do risotto é cremoso, e eu não precisei adicionar mais manteiga.
Após desligar a panela e apenas na hora de servir, adicione a rúcula limpa. Não piquei, mas se as folhas forem muito longas, recomendo que o faça. Excelente opção vegetariana que pode servir como prato único ou acompanhamento. Fica delicioso!
Related Posts
Como fazer pão de queijo caseiro Viagem para Grécia: Corinto e sua Acrópole Antiga