Receita de Frango Empanado Assado
Aproveitando o fato de que esse foi o prato do dia – mais uma vez produzido com êxito!, a dica de hoje traz a Receita de Frango Empanado Assado. Não poderia ser mais prático e saboroso!
Além do mais, esta é uma dica de preparo que comporta muitas variações e pode ser facilmente adaptável para qualquer paladar (que aceite frango, of course). Importante: tempo de marinada é fundamental para que o frango tenha mais sabor. Se puder deixar temperado na geladeira de um dia para o outro, programe-se!
Por fim…eu sei que frango frito é #tribom #amo mas se estiver procurando algo saudável e igualmente saboroso, teste este modo de preparo, que quando bem feito é excelente.
Receita de Frango Empanado Assado
Você vai precisar de:
– Carne de frango: pode ser coxa, sobrecoxa, peito, coxinhas da asa, asinha…depende do que você gosta e do seu tempo para assar. Costumo usar asas e coxas da asa;
– Molhos prontos: de pimenta, inglês, e de ostras…em geral uso o que tenho em casa, mas estes são os mais recorrentes;
– Sal, pimenta e azeite de oliva;
– Vinho branco, cerveja ou limão;
– Farinha de mandioca, farofa pronta e/ou granola salgada.
Como fazer
Na véspera da refeição, prepare a marinada. Para 1kg de frango, em uma travessa use: 1 colher de sopa bem rasa de molho de pimenta (depende do seu gosto também, se prefere ais ou menos apimentado); 2 colheres de molho inglês; 2 colheres de molho de ostras; 2 colheres de azeite de oliva e 3/4 de xícara de vinho branco. Se usar limão, o suco de um basta. Misture bem, ajuste sal e pimenta (provando) antes de colocar o frango.Quando estiver do seu agrado, coloque o frango e deixe descansando na geladeira por 24h.
Pré-aqueça o forno em 200 graus. Prepare uma mistura com farofa temperada e farinha de mandioca (para que a crosta fique com sabor suave). Remova o caldo da marinada. Se tiver farinha de amêndoas, de castanhas ou de nozes, pode adicionar também que fica ótimo! O uso de granola salgada para empanar faz do frango assado uma opção diferente saborosa e rica em fibras. Passe os pedaços de frango na mistura seca escolhida e coloque na forma para assar.
Leve ao forno por aproximadamente 1h. Depende muito do tamanho dos pedaços de frango escolhidos. Em geral, esse tempo é o indicado para coxinhas da asa. Ligo o dourador do forno nos últimos 10 minutos, para evitar que fique tostado por fora e cru por dentro. Antes de desligar o fogão, corte uma das peças até o osso para ver se está ok.
Pode ser consumido como petisco ou com acompanhamentos.
Observações
– Acho que ainda não tinha feito uma receita tão cheia de OU`s. Ocorre que costumo usar o que tenho em casa. Não saio colocando tudo que vejo pela frente, mas sempre penso se os temperos combinam entre eles;
– Se coloco mostarda, por exemplo, deixo de lado o molho de ostras. Se deixo marinando com leite de coco, deixo de lado o molho inglês e coloco coco ralado para empanar. Se uso sálvia, alecrim e vinho na marinada, deixo de lado os molhos prontos…e por aí vai!
– Nestas horas, aposte sempre nos sabores clássicos: sálvia e alecrim são característicos da culinária italiana por exemplo. Se seguir por essa premissa, não correrá o riscos.
———
Este post faz parte da série de Receitas Fáceis e Baratas com Frango. Para ver outras já publicadas, basta digitar “frango” no campo de busca na parte superior do site, e encontrará outras delícias. Saboreie sem moderação!
Related Posts
Até o dia 14 para ir à Fenadoce em Pelotas Sainte-Chapelle de Paris está completamente restaurada
[…] toque extra, é possível fazer uma crosta crocante que agrega mais valor ao prato. Costumo fazer empanado com farinha de mandioca, como nesta imagem da foto abaixo, mas variações com farofa ou farinha de amêndoas ficam […]