Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Alemanha, Viagem

Lindau: cidade para conhecer na Alemanha

Seguindo nossa tour por cidades da Alemanha, hoje apresento uma das cidades mais lindas da Baviera!

Uma das paradas que mais gostei de fazer em nossas viagens pela Alemanha foi na cidade de Lindau, na Baviera. Não apenas por sua arquitetura belíssima (como muitas que podem ser encontradas por todo o país), mas pelo fato curioso de ser em uma ilha no Lago de Constança (Bodensee).

Esse lago é atravessado pelo Rio Reno e fica na fronteira da Alemanha com a Áustria e Suíça. A parte histórica de Lindau fica nessa ilha super charmosa. Mas além das ruas e construções centenárias, a cidade é bem turística, recebe muitos eventos e tem atrações diversas para aproveitar o lago e parques com muita natureza nos arredores.

Nós ficamos uma noite na cidade e apenas circulamos pela parte histórica. Mas já está nos meus planos visitar novamente em uma próxima viagem para a região da Baviera na Alemanha.

Deixo com vocês com a história do local, imagens do que vi, além de dica de um restaurante excelente.

Um pouco sobre a história de Lindau, na Alemanha

A história da cidade pode ser rastreada até o século 9, o que fica um pouco evidente pela sua arquitetura bem pitoresca. Foi umm monge de St. Gallen na Suíça quem colocou a pedra fundamental para o nome da cidade de Lindau: em 882, ele emitiu um documento sobre “a ilha onde crescem tílias” (em alemão, Liden/Lindau).

Naquela época, havia apenas algumas construções na ilha na parte oriental do Lago de Constança, algumas casas de pescadores e um convento de mulheres, que foi doado por um conde por volta de 810. A igreja “Münster Unserer Lieben Frau”, que existe até hoje, é um dos últimos vestígios deste antigo convento.

Desde a Idade Média, a única maneira de comprar vegetais frescos, vinho ou cânhamo (importante para a construção naval) era nos mercados, que geralmente funcionavam no centro de cada cidade. Ainda em 1079, o mercado dessa região localizado em Aeschach. Mas devido aos constantes conflitos entre príncipes e representantes da igreja, o mercado foi transferido para a ilha de Lindau, onde era mais protegido.

Depois disso, ainda demorou quase 200 anos para que o rei Rudolf I proclamasse Lindau uma cidade imperial em 1275. O lugar manteve esse status por mais de 700 anos – foi por meio de Napoleão que a cidade perdeu seus privilégios e foi entregue à Áustria.

Em 1805/1806, Lindau, juntamente com toda a região de Vorarlberg, foi entregue ao rei da Baviera.

O século 19 foi caracterizado pela industrialização: Lindau foi primeiramente conectada à rede de transporte do Lago Constança, mais tarde à ferrovia. Os marcos da cidade – o Leão da Baviera e o Novo Farol (fotos abaixo) na entrada do porto de Lindau – também datam desse período.

A cidade de Lindau existe em sua forma atual desde 1º de fevereiro de 1922: naquela época, as comunidades de Aeschach, Hoyren e Reutin foram incorporadas, mais tarde Reitnau também foi adicionada. Hoje, cerca de 27.300 pessoas vivem em Lindau, cerca de 2.600 das quais vivem na ilha em seu centro histórico.

Onde comer em Lindau

Como sempre comento por aqui, para comer bem, ser bem atendido sem erro, foque nos lugares onde cerveja é o motor do cardápio de bebidas. Principalmente se estiver na Alemanha. Nós fomos muito felizes ao comer no Wissinger’s e super recomendo. Não tenho muitas fotos, mas eu comi um Spätzle (tipo nhoque) e o marido foi de Rib Eye feito no lava grill (um tipo de grelha).

Segue o endereço para planejar sua trip:

Wissinger’s

In der Grub 28
88131 Lindau – Alemanha

— — —

Para mais posts com dicas da Alemanha, acesse a tag aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.