Conversas à Mesa e mais

Conversas à Mesa com uma semana bem variada!

Semana rendeu para nosso Conversas à Mesa! Hoje venho com pautas bem variadas, e espero os comentários!

Conversas à Mesa 7

  • Comida brasileira no Eat Brussels, Drink Bordeaux!

Já comentei neste post aqui sobre o Eat Brussels, Drink Bordeaux!, evento de gastronomia e vinhos que acontece todos os anos aqui em Bruxelas. Sempre vou para provar delícias de outros países, o pavilhão internacional é o meu preferido. E a grande novidade do evento que acontece este ano é que teremos um stand brasileiro!

Quem traz para a mesa dos belgas os sabores do Brasil é o chef Lui Veronese. Ele propõe um cardápio refinado e inventivo, com ingredientes que exibem produtos locais brasileiros, combinados com o know-how de refeições requintadas. Entre as opções, picanha com farofa de pequi, sorvete de cupuaçu e pirarucu com molho de tucupi.

Mais informações você confere aqui. O evento acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, no Park Royal (em frente ao Palácio Real).

— — —

  • Mais uma receita fail

Sempre comento aqui, uma das minhas maiores frustrações com a internet é o fato de que as pessoas compartilham receitas erradas ou incompletas. Resultado? Você confia e se dá mal. A última: fui fazer sequilhos de frango, vi o vídeo, li a receita, comecei a seguir e deu errado. Questão de proporção. Revi o vídeo e descobri que na hora de fazer, a pessoa colocava muito menos polvilho do que indicava na receita!

Só não deu perda total porque adicionei bem mais manteiga por conta própria. Por isso, segue novamente meu apelo, desta vez para os colegas blogueiros e principalmente, youtubers: tenham mais atenção no conteúdo que compartilham!

No Instagram brinquei sobre o controle de qualidade, mas a verdade é que para chegar no ponto da massa foi bem difícil!

— — —

  • Provocação entre redes de fast food

Burger King chegou muito recentemente na Bélgica (depois de comprarem a rede de fast food local Quik), mas a própria alegria da rede não durou muito. Principal loja no Boulevard Anspach abriu há pouco mais de um mês e logo, seu maior concorrente tratou de provocar com a placa abaixo.

Achei divertido, mas fica a minha pergunta: dizer que os clientes serão tratados como reis significa que o atendimento vai mudar? Você não vai mais precisar fazer o pedido em máquinas e buscar seu próprio lanche? Fiquei curiosa.

Traduzindo: “servido por um rei ou servido como um rei?

— — —

  • Conservas de legumes

Preciso confessar que sou meio exagerada na hora de fazer compras e quando vejo, estou com a geladeira lotada sem saber quando vou preparar cada comida! Nestas últimas semanas consegui me controlar nas carnes, mas nos legumes não. Então, para não colocar nada fora, resolvi fazer algumas conservas de legumes – e a que mais amei é a deste tomatinho confit assado, que em breve vou compartilhar aqui!

— — —

  • Bacalhau à Vicentina

Outra receita que testei esta semana, desta vez com muito sucesso, é a de Bacalhau à Vicentina! Sem erro, pois veio do livro de receitas tradicionais do Vêneto, de uma coleção que tenho e já falei neste post aqui. Como é uma receita confirmada, postarei ainda esta semana (já que este foi o tema do episódio de ontem do MasterChef).

— — —

  • Brûlot Charentais

Sexta-feira foi para jantarmos na casa de amigos, degustar cervejas brasileiras e polonesas, com várias surpresinhas. Nossos amigos estavam eufóricos para nos mostrar novidades, e entre elas, conhecemos o Brûlot Charentais.

Mas o que é isso afinal? Tradicional da região do Cognac, é o café servido de uma forma muito diferente! O café é colocado frio em uma taça de porcelana cujo pratinho, tem bordas altas. Coloca-se uma porção de cognac de 61% de álcool e um cubinho de açúcar, e coloca-se fogo. Esse fogo é que vai aquecer o café ao mesmo tempo que em carameliza o açúcar (e aquece o ambiente).

Quando o álcool do cognac parar de queimar, você adoça com duas colherinhas do caramelado que se formou no fundo do pratinho, e “amarga” o fundo do pratinho com duas colherinhas de café. Por fim, você bebe o cognac que ficou no pratinho também! Amei essa nova forma de tomar café, já quero um conjuntinho desses!

— — —

  • Volta a Dinant

Voltamos à Dinant e arredores para tentar visitar o Castelo Walzin. Apesar de tentarmos por mais de um lado, o castelo não é aberto para visitação e, aparentemente só é possível chegar perto dele quando se faz rafting. Sei que algumas agências fazem isso e você pode contratar em Dinant, mas como tenho dicas novas da cidade, vou me informar direitinho para quem tem interesse.

— — —




O melhor fast-food em Porto Alegre

Está na moda e é muito gostoso. O fast-food entrou na onda gourmet e não faltam opções interessantes para conhecer e provar. Tem gente que gosta até de fazer seu ranking pessoal pra avisar os amigos e experimentar comida boa e farta, mesmo que não seja exatamente do tipo mais saudável.

Veja se já conhece alguns deles e desfrute de bons momentos:

The Chefs Hamburgueria

Carnes selecionadas, maionese própria, batatas fritas bem crocantes. São muitos os adjetivos do local, pequeno, mas aconchegante. O atendimento também é muito elogiado. Há, inclusive, algumas opções veganas e gluten free. A variedade de cervejas também agrada muito a clientela.

Cachorro Quente do Rosário

Quem passa pela região do Rosário, com certeza, já ouviu falar. Os molhos especiais e as coberturas diferentes fazem muito sucesso neste cachorro quente. Salsichas mini e grande – tem até tripla! – além do pão aquecido no vapor. Faz sucesso há mais de 30 anos, sempre inovando.

Croasonho

Este lugar vai te deixar deslumbrado, se você for do tipo apaixonado por doces. Croissants de todos os tipos, recheados e cheios de cobertura. Os complementos são tantos que seria preciso passar meses experimentando as opções. Os cafés especiais também são maravilhosos.

Pastel com Borda

O nome já entrega o segredo, mas, para a surpresa de muito, eles oferecem a opção grelhada, o que diminui muito a quantidade de óleo do lanche. Tudo de muito bom gosto e saborosíssimo. Há outras alternativas no cardápio, mas os pastéis, doces e salgados, continuam a ser o carro-chefe da casa.

PedidosJa

PedidoJá é um dos maiores provedores de delivery de comida na região e faz entrega de alguns dos melhores restaurantes da cidade. Por causa da popularidade do serviço, os estabelecimentos credenciados ao app têm sido forçados a melhorar a qualidade de suas refeições – o que significa que agora você pode saborear um prato gourmet no conforto da sua casa.